Abraham Pais

Abraham Pais
Abraham Pais
Prêmio Abraham Pais,
Cunhar o termo "modelo padrão"
[1]
Nascimento 19 de maio de 1918
Amsterdã
Morte 28 de julho de 2000 (82 anos)
Copenhague
Nacionalidade Neerlandês
Cidadania Reino dos Países Baixos, Estados Unidos
Filho(a)(s) Josh Pais
Alma mater
Ocupação professor universitário, físico, historiador da ciência, físico nuclear
Prêmios Prêmio Memorial J. Robert Oppenheimer (1979), Prêmio Andrew Gemant (1993), Prêmio Lewis Thomas (1995)
Empregador(a) Universidade Columbia, Universidade Rockefeller
Campo(s) Física
Obras destacadas Subtle is the Lord
Causa da morte doença cardiovascular

Abraham ("Bram") Pais (Amsterdão, 19 de maio de 1918 — Copenhaga, 28 de julho de 2000) foi um físico e historiador da ciência neerlandês, naturalizado norte-americano. Obteve doutorado pela Universidade de Utrecht pouco antes da proibição nazista do ingresso de judeus em universidades durante a Segunda Guerra Mundial em seu país. Quando os nazistas começaram a realocação forçada de judeus neerlandeses, se escondeu, mas depois foi preso e salvo apenas no final da guerra.[2] Então serviu como assistente de Niels Bohr na Dinamarca e mais tarde foi colega de Albert Einstein no Instituto de Estudos Avançados em Princeton. Escreveu livros documentando a vida desses dois grandes físicos e as contribuições que eles e outros fizeram para a física moderna. Foi professor de física na Universidade Rockefeller até sua aposentadoria.

  1. Cao, Tian Yu. (1998) Conceptual developments of 20th century field theories. Cambridge: Cambridge University Press, p. 320.
  2. Land-Weber, Ellen (1986). «Bram Pais Tells His Story (1986)». To Save A Life: Stories Of Holocaust Rescue (em inglês). Humboldt State University. Consultado em 21 de junho de 2019 

Developed by StudentB